Qual o papel da família no processo de tratamento

Qual o papel da família no processo de tratamento

Qual o papel da família no processo de tratamento: É na família que as pessoas encontram conforto, confiança e motivação para poder continuar o tratamento. A evolução positiva de um tratamento para dependentes químicos, está relacionada com a participação adequada dos familiares, pois a família é um sistema onde cada membro está interligado, de forma que a mudança em uma das partes provoca repercussões nos demais.

A percepção dos familiares.

É na família que a prevenção ao uso de drogas pode ser mais eficaz. Porém, o medo, o preconceito, a falta de intimidade com os filhos, a desinformação e, muitas das vezes, até a hipocrisia, impedem uma conversa mais franca sobre o assunto. Sobram dúvidas e inseguranças para o adolescente, que se depara na escola com o assunto para o qual não está preparado.

A revelação de que o indivíduo está usando drogas raramente é feita por ele mesmo e pode acontecer por iniciativa de um terceiro, ou por um ato falho do próprio usuário ( como por exemplo, esquecer a droga em algum lugar), ou um ato externo (como por exemplo, ter problemas com a polícia).

A participação da família na recuperação

A participação dos familiares dos pacientes é de extrema importância no processo de recuperação, pois através da entrevista percebe-se que com o envolvimento de seus familiares, os pacientes se mostram mais motivados a prosseguirem com o tratamento. Assim, é possível verificar a importância do acompanhamento dos familiares no processo de reabilitação dos pacientes com dependência química, pois percebe-se que a busca solitária pela reabilitação, como analisador, pode acabar em recaídas e desistência do tratamento por parte do dependente.

Tanto a família quanto a equipe responsável pelo paciente, necessitam estarem alinhadas, objetivando adquirirem confiança e vínculo para que se estabeleça uma relação de confiança e de aceitação ao tratamento (o que irá garantir a efetivação do tratamento e consequentemente melhora).

Onde buscar ajuda

Na clínica de recuperação Grupo Casoto você encontra unidades de tratamento em todos estados do Brasil, com uma equipe multidisciplinar gabaritada agente atua efetivamente na mudança de comportamento e na ressocialização a sociedade.

Abrir Chat
Podemos te ajudar?