Consequências do abuso de drogas e álcool em crianças

Consequências do abuso de drogas e álcool em crianças

Consequências do abuso de drogas e álcool em crianças: Existem milhares de crianças no sistema de assistência social em nosso país. Infelizmente, essas crianças são levadas de casa em casa porque seus pais não podem cuidar adequadamente delas. Muitas dessas crianças estão onde estão por causa do vício em drogas ou álcool de seus pais.

Crianças retiradas da casa de um dependente químico

O vício pode causar estragos em uma família, e ninguém sabe disso melhor do que os filhos dessas famílias.

Filhos de viciados em drogas e alcoólatras frequentemente sofrem as consequências para o resto de suas vidas.

Às vezes, são os sortudos que são tirados de casa e colocados em uma família adotiva amorosa.

Mas, para uma criança, ser tirada de casa, mesmo que seja disfuncional, cheia de abuso de substâncias, gritos, violência ou negligência, é traumático.

Mesmo que sua vida doméstica não seja estruturada, feliz ou mesmo segura, ser retirado da família biológica e colocado em famílias substitutas ou adotivas é uma transição difícil.

Essas crianças tendem a agir com medo ou confusão, podem ter problemas de comportamento, problemas na escola e ter problemas para se relacionar com qualquer pessoa. Consequências do abuso de drogas e álcool em crianças

Uma criança que foi afastada de um pai que fez uso problemático de drogas ou álcool não terá uma vida boa de repente.

Há muitos obstáculos a serem superados no caminho da recuperação de um filho de um alcoólatra ou viciado em drogas. Eles podem ser transferidos de um lar adotivo para outro, e podem não ser capazes de se estabelecer com uma família antes de se tornarem adultos.

Crianças que ficam em casa

Para muitas crianças, no entanto, o problema de sua família não é conhecido por estranhos e não há ajuda oferecida a eles.

Uma criança que vive com pais que usam drogas ou são alcoólatras pode ter que passar por experiências impensáveis. Abuso emocional, abuso físico, abuso sexual e negligência ocorrem com muita frequência para essas famílias.

Mesmo que possam estar passando por uma tremenda turbulência em casa, essas crianças vão encobrir o comportamento dos pais, vão assumir a responsabilidade do adulto da casa e farão tudo o que puderem para manter o vício em segredo do resto do mundo.

Afinal, na mente de uma criança, estar em casa com a mãe ou o pai, por pior que seja, ainda é melhor do que ser mandado para a casa de estranhos.

Essas situações também têm repercussões duradouras nas crianças.

Uma criança que cresce com pais que usam drogas ou são alcoólatras tem mais probabilidade de ter problemas na escola, ter problemas de comportamento, ser retraída e ter baixa autoestima. Elas também têm maior probabilidade de se tornarem alcoólatras ou viciados em drogas algum dia.

Quando as pessoas começam a usar drogas ou álcool, provavelmente não estão pensando nos efeitos duradouros que isso terá em seus filhos algum dia. Estão pensando em si mesmas, em como vão passar o dia e o que vai fazer com que se sintam melhor.

Se ao menos eles pudessem parar um momento e olhar para seus filhos e ver a vida de dor que está por vir para eles, talvez mais pessoas pensassem duas vezes.

Abrir Chat
Podemos te ajudar?