Terapia comportamental cognitiva no tratamento de dependência química

  • Home
  • Saúde
  • Terapia comportamental cognitiva no tratamento de dependência química

Terapia comportamental cognitiva no tratamento de dependência química

A dependência química é um grave problema de saúde pública na sociedade moderna. No entanto, a terapia cognitiva comportamental, também conhecida como TCC, está se destacando como uma das principais vertentes da psicologia no tratamento de dependentes químicos. 

Essa abordagem tem sido amplamente utilizada como recurso adicional para atender dependentes químicos em todos os níveis. Apesar de ser um tema frequentemente abordado na televisão, rádio e mídias digitais, ainda há muita informação a ser esclarecida. Por isso, este artigo visa esclarecer alguns pontos relevantes sobre o assunto.

Primeiramente, o que é terapia cognitiva comportamental?

Antes de tudo, é importante esclarecer o que é terapia cognitivo-comportamental e como ela funciona na prática. Fundada por Aaron Beck nos anos 60, a TCC é uma abordagem psicoterapêutica que combina conceitos do Behaviorismo Radical com teorias cognitivas.

Essa linha de estudo sugere que os problemas de cada pessoa podem ser prejudiciais dependendo da interpretação que ela dá a eles. Em outras palavras, uma determinada situação pode causar tristeza, mágoa, dor, insatisfação, transtornos mentais, traumas e fobias, mas somente se o indivíduo estiver predisposto a isso.

Nesse sentido, entende-se que as pessoas podem se tornar responsáveis por suas próprias escolhas e sensações, e a terapia cognitivo-comportamental está disponível para ajudá-las a descobrir como fazer isso.

Como funciona a Terapia Cognitivo Comportamental?

A terapia cognitivo comportamental ajuda a entender que emoções e comportamentos prejudiciais não são sempre lógicos ou racionais, podendo vir de experiências passadas ou fatores ambientais.

Terapeutas cognitivo-comportamentais ajudam aqueles em recuperação a identificar seus “pensamentos automáticos” negativos e aprendem a substituí-los por comportamentos positivos para superar o vício. 

Revisitando memórias dolorosas, a terapia pode reduzir a dor causada por elas.

Como a TCC pode ser aplicada no tratamento de dependência química?

Ao considerar que a dependência química é um fenômeno influenciado por fatores psicossociais, genéticos e ambientais, a terapia cognitivo-comportamental (TCC) pode ajudar a promover a mudança de comportamento necessária para superar o vício. 

A TCC utiliza estímulos cognitivos para influenciar a adoção de novos comportamentos, identificando questões como a interferência de processos cognitivos negativos no comportamento, fragilidades relativas à autoestima, conflitos internos e dificuldades sociais, falhas na estrutura familiar que contribuem para a escolha do caminho da dependência, e a necessidade de mudança de atitude para abraçar soluções mais eficazes. 

Com o apoio profissional adequado oferecido pela TCC, o paciente pode ser capacitado a mudar seus pensamentos e comportamentos, superar o vício e alcançar uma vida mais saudável.

Conclusão

Diante da crescente problemática da dependência química na sociedade atual, a terapia cognitiva comportamental se apresenta como uma abordagem promissora no tratamento de dependentes químicos. 

A TCC ajuda os indivíduos a compreenderem e modificarem seus padrões de pensamento e comportamento prejudicial, e pode ser aplicada em todos os níveis de dependência. Com o apoio de profissionais capacitados, a TCC pode auxiliar na promoção de mudanças comportamentais necessárias para superar a dependência química. 

É importante que se continue a investir em pesquisas e no desenvolvimento de recursos terapêuticos que possam ajudar a amenizar esse grave problema de saúde pública.

Abrir Chat
Podemos te ajudar?