O que é um usuário de drogas e o que leva ao uso?

O que é um usuário de drogas e o que leva ao uso?

O que é um usuário de drogas e o que leva ao uso? Quando se fala no termo usuário de drogas, provavelmente pode vir a sua mente a imagem de uma pessoa em situação de rua, sujo, submisso aos vícios e outras mazelas.

Embora esses casos realmente existam, a maioria dos usuários vive a vida normalmente que nem você, pelo menos por certo tempo.

Pode ser difícil identificar um usuário, até porque não há um perfil definitivo para isso, por mais que você tenha uma visão sobre eles.

O mais provável é que seja uma visão estigmatizada baseada nas experiências que você teve durante a vida, mas é importante saber que o usuário nem sempre corresponde a essa imagem mental que você criou dele.

Por isso mesmo, é importante ficar alerta, pois pessoas que fazem parte do seu círculo e que mantêm uma relação próxima podem estar com problemas com drogas e você nem sabe disso.

O que é um usuário de drogas e o que leva ao uso?

Do ponto de vista legal e de acordo com o artigo 28 da lei 11.343/2006, um usuário de drogas é todo e qualquer indivíduo que quando não autorizado ou incompatível com leis ou regulamentos, tem a posse de drogas para consumo pessoal, armazenamento, transporte ou quaisquer outros fins.

Tal termo, apenas ressalta a marginalização de um problema de saúde pública.

Ser usuário de drogas carrega um estigma de malandragem e um peso social muito grande em cima do indivíduo.

Temos ciência que ele está cometendo um delito, por utilizar algo ilícito, porém é necessário entender que diversos fatores levam ao ato.

Normalmente, o uso de drogas se dá pela rejeição familiar e social; pela curiosidade ou  necessidade de se sentir pertencente a um grupo ou a algo; desejo por novos sentimentos; ou o início da criação de uma outra realidade. O que é um usuário de drogas e o que leva ao uso?

Depois disso, se um indivíduo fica satisfeito com o uso, geralmente consome quando tem oportunidade.

Sem se preocupar com as consequências ou adversidades decorrentes do uso, e no processo nocivo a saúde física, mental, emocional, social e para quem acredita no adoecer espiritual.

Esses usuários podem ser homens ou mulheres sem distinções da etnia, classe social, gênero ou até mesmo o credo. Eles estão nas famílias, nos escritórios, nas indústrias, nas avenidas, ruas, vielas, mansões, bares, pontos de vendas de drogas, enfim, seja ele um membro produtivo da sociedade ou não.

Onde encontrar uma clínica de tratamento para usuário de drogas?

Tomar a decisão de internar não é fácil e ainda mais ter a segurança de encontrar um lugar que forneça um tratamento adequado é uma importante preocupação da família.

Por isso, ao invés de focar na região onde se encontra a clínica, o ideal é focar na qualidade da estrutura e tipos de tratamento.

No Grupo Casoto nosso foco é o tratamento da dependência química e transtornos psiquiátricos, com infraestrutura de excelência, profissionais qualificados, metodologia altamente eficiente em resultados para os nossos pacientes, embasados na Terapia Racional Emotiva, modelo Minnesota, solidificado com os doze passos das irmandades anônimas.

Já o nosso tratamento para transtornos mentais é alicerçado nos conceitos da psiquiatria moderna, com maior integração, inclusão, humanização, resultando em recuperação para nossos pacientes e familiares.

Possuímos unidades em todo o Brasil, fale agora mesmo com um de nossos especialistas de plantão..

Clique aqui para saber sobre as clínicas de recuperação do Grupo Casoto!

Abrir Chat
Podemos te ajudar?