Conheça o que é a dependência de drogas

Conheça o que é a dependência de drogas

Conheça o que é a dependência de drogas: Talvez você já tenha ouvido falar da dependência de drogas, mas não saiba exatamente o que é e o que faz com a pessoa.

Fique tranquilo que com o decorrer do texto irei lhe explicar.

A dependência de drogas seja ela qual for: medicamentos, álcool, cigarro, maconha, crack, cocaína, LSD, MD, êxtase; são consideradas tipos de dependência química.

Essa dependência é conhecida pela vontade insaciável e obsessiva de consumir determinada substância e quando a consome faz isso de maneira compulsiva.

A dependência de drogas é uma doença e pode causar sérios danos físicos e psicológicos se não for tratada, entenda mais a seguir!

Conheça o que é a dependência de drogas:

A dependência de drogas se caracteriza pela forma como a pessoa se relaciona com determinada substância, de modo que é regida pela obsessão e compulsão pela droga.

A pessoa tenta parar de consumir, mas não consegue devido aos sintomas e sinais que sente ao ficar em abstinência, ocorrendo a chamada síndrome de abstinência.

A dependência pode tanto ocorrer pelo uso prolongado ou abusivo de drogas.

Uso prolongado é aquele que acontece com o passar do tempo, meses, anos, ou seja, pela constância; o uso abusivo não é constante, porém quando a pessoa consome sempre exagera e extrapola seus próprios limites.

A dependência química se configura como uma doença biopsicossocial e também uma doença crônica, que atinge não só o portador, mas também a família e amigos.

E segundo o Relatório Mundial sobre Drogas de 2021, 275 milhões de pessoas consumiram no mundo, sendo desses 36 milhões sofrem de transtornos associados ao uso de drogas.

Drogas lícitas

As drogas lícitas são aquelas que são permitidas por lei a sua comercialização e consumo, desde que seja maior de 18 anos, dentre elas podemos citar os remédios, álcool e cigarro.

Mesmo sendo drogas legalizadas, o mal uso pode também levar à dependência.

Sendo o álcool e o cigarro as drogas mais consumidas em todo o mundo e o índice de medicamentos sendo usados de forma indevida aumentando ano após ano.

O álcool é responsável por mais de 3 milhões de mortes por ano no mundo, sendo assim 5,3% das mortes globais, segundo a OPAS (Organização Pan-Americana da saúde), e o cigarro causa a morte de mais de 8 milhões de pessoas, segundo dados da OMS (Organização mundial da saúde).

Mesmo sendo drogas legalizadas não quer dizer que não geram malefícios.

Além de dependência essas drogas, podem ocasionar outros transtornos e facilitar o desenvolvimento de doenças crônicas, tais como diversos tipos de câncer e doenças cardiorrespiratórias.

Drogas ilícitas

As drogas ilícitas são aquelas que tem seu comércio e consumo proibidos, porém que continuam a ser vendidas de modo ilegal, as mais conhecidas são:

A maconha, a cocaína, o crack, o LSD e o ecstasy; ainda existem outras menos consumidas, mas que possuem seu espaço no mercado como Quetamina, Purple drank e Ayahuasca.

O relatório mundial sobre drogas de 2021 afirmou também que a pandemia acentuou e aqueceu o mercado clandestino dessas drogas.

O mercado das drogas teve uma rápida recuperação durante a paralisação da pandemia de Covid-19, aumentando assim as rotas de tráfico já existentes e aproveitando a necessidade das pessoas por estarem isoladas do consumo de drogas ilícitas.

A maconha é a droga ilícita mais consumida no mundo e também a terceira mais consumida no geral, segundo o relatório mundial sobre drogas de 2020 analisou o consumo durante o ano de 2018 e foi analisado que 192 milhões de pessoas fizeram uso da cannabis e seus derivados.

O uso de medicamentos a base de opióides tem crescido no mundo, muitos desses medicamentos são de uso restrito ou proibido, o uso de drogas opióides no mundo chega à marca de 58 milhões de pessoas.

Onde encontrar tratamento para dependência de drogas?

Falamos sobre o que é a dependência de drogas, suas causas, sintomas, consequências e tratamentos disponíveis, restou apenas lhe contar sobre onde você pode achar o tratamento adequado.

Nós do Grupo Casoto estamos disponíveis para atender as demandas e desafios que um tratamento para dependência de drogas exige de forma a atender cada paciente da maneira mais humanizada possível e individualizada para tratar dos problemas específicos que a pessoa traz.

Possuímos mais de 15 anos de experiência no tratamento da dependência química com clínicas localizadas em todo o Brasil, contamos com clínicas focadas em ambos os públicos feminino e masculino.

Nosso tratamento é diferenciado e contamos com uma equipe multiprofissional muito mais que capacitada para a tarefa, dentre eles médicos, enfermeiros, nutricionistas, educadores físicos, terapeutas ocupacionais, psicólogos e muito mais.

Possuímos unidades em todo o Brasil, fale agora mesmo com um de nossos especialistas de plantão..

Clique aqui para saber sobre as clínicas de recuperação do Grupo Casoto!

Abrir Chat
Podemos te ajudar?