Saiba o que é abstinência alcoólica
A abstinência alcoólica são sintomas em conjunto que aparecem em uma pessoa quando esta, tem por costume o uso abusivo de álcool em sua rotina diária, apresentando alguns sintomas que fazem parte de seu processo de reabilitação, ao deixar o vício.
Antes de falarmos sobre esse assunto, vamos relembrar quais são os riscos do alcoolismo.
Riscos do alcoolismo: quais são?
O alcoolismo é uma doença e como tal precisa de cuidados médicos e psicoterapia para que o dependente se recupere.
Seus riscos causam dependência, danos físicos, mentais e emocionais além dos sociais e trabalhistas e entre esses danos à pessoa que faz uso abusivo da droga, está o óbito por doenças desencadeadas através deles.
Conheça as causas do alcoolismo
A abstinência alcoólica é parte do processo consequente do alcoolismo, por ser parte do tratamento da pessoa dependente do álcool, em sua busca por reabilitação.
Quando uma pessoa faz o uso exagerado do álcool diariamente, torna-se dependente da substância e a dependência torna-se física e psíquica.
Quando em tratamento para sua reabilitação, a interrupção do consumo do álcool é feito de forma súbita, pois sua vida reabilitada inclui esse corte definitivo.
Devido à interrupção do consumo uma série de sintomas podem surgir, causando a abstinência alcoólica.
Sintomas da abstinência alcoólica
Esses sintomas da abstinência alcoólica podem ser variados na intensidade de acordo com o organismo do paciente ou da quantidade da substância alcoólica ingerida através dos anos de vida deste e também de outros fatores que podem ser de predisposição genética e idade, por exemplo.
Os sintomas da abstinência podem variar de intensidade a depender do paciente, da quantidade de álcool ingerida ao longo da vida e de outros fatores como idade e predisposição genética.
Sua intensidade, apesar de depender do organismo do paciente e do tempo de exposição ao álcool, por isso devem ser desde moderados a mais graves e entre eles estão:
Ansiedade, depressão, falta de clareza de raciocínio, irritabilidade e nervosismo, fadiga, oscilações de humor, pesadelos, anorexia e outros distúrbios alimentares, dor de cabeça, agitação, insônia, pupilas dos olhos dilatadas, náuseas e vômito, taquicardia, sudorese, tremores, diarréia, confusão mental, febre, convulsão, hipertensão, ataques de pânico, alucinações, entre outros.
O processo de reabilitação não é nem um pouco fácil e as recaídas são possíveis, pois os sintomas são difíceis de lidar e a busca por alívio pode acontecer, por isso alguns pacientes são internados para facilitar o processo e evitar das recaídas ocorrerem.
Como acontece o tratamento para abstinência alcoólica?
O tratamento da abstinência tem alguns objetivos que são os principais e por isso a importância da internação em alguns casos.
Minimizar os sintomas, prevenir as complicações causadas por ela e fazer com que o paciente não sinta a necessidade de voltar a beber, preparando-o para dar continuidade ao tratamento de forma voluntária após o fim do período da reabilitação.
Enquanto internado, o tratamento pode contar com medicamentos dados de forma intravenosa e com monitoramento da pressão arterial, frequência cardíaca e sendo feita a análise frequente dos níveis de álcool presentes no sangue do paciente.
Dependendo do quadro, o tratamento também pode ser feito fora de uma clínica de reabilitação, normalmente em pacientes de níveis mais leves de dependência, com consultas marcadas rotineiramente, com análise frequente de sangue e tratamento de outras condições de saúde desenvolvidas com a dependência ao álcool.
Durante o tratamento, seja ele com ou sem internação, tanto o dependente quanto os familiares e amigos, devem participar do tratamento psicológico como parte do processo.
Medicamentos também são utilizados, de acordo com os casos e com acompanhamento médico, para que a dosagem seja correta como parte da duração do tratamento e os sem que se automediquem, pois podem piorar a situação de saúde do dependente.
É importante que o dependente siga à risca o tratamento e não interrompa-o de maneira alguma.
A abstinência alcoólica tem cura?
Muitos dos pacientes com a abstinência podem ser totalmente recuperados quando fazem o tratamento adequadamente e são acolhidos pela sua família e por seus amigos.
E a única forma de prevenção é evitando o consumo abusivo de álcool e o alcoolismo em si, visto que este vem desse consumo exagerado e diário da substância.
O ideal é que a pessoa dependente se volte para um estilo de vida totalmente saudável e sóbrio, trocando as bebidas alcoólicas por outras mais saudáveis, dando continuidade através dos cuidados específicos em tratamento até que receba alta médica e consiga se restabelecer integralmente e sempre que necessário estar em tratamento psicológico.
Agora que você sabe o que é abstinência alcoólica, que tal repassar o conhecimento adquirido e ajudar outras pessoas que possam precisar. Conte sempre com a equipe das clínica de recuperação Grupo Casoto.