Descubra como acontece os vício em jogos e como tratar o problema

  • Home
  • Saúde
  • Descubra como acontece os vício em jogos e como tratar o problema
Descubra como acontece os vício em jogos e como tratar o problema

Descubra como acontece os vício em jogos e como tratar o problema

Descubra como acontece os vício em jogos e como tratar o problema: Não é muito difícil de encontrar pessoas que têm vício em jogos de azar, independente da natureza dos jogos, que podem ser eletrônicos ou de azar.

O que antes era motivo de diversão e prazer, torna-se, frequentemente, um problema colossal, sem limites e com danos que podem se tornar irremediáveis.

E não é muito diferente da dependência química, pois não acontece de repente, gradualmente o vício vai tomando seu lugar e quando se percebe está com todos os espaços ocupados por ele.

E claro que existem os fatores chamados de risco, que contribuem com esse tipo de dependência, seja ele biológico, psicológico e social, que tornam essa possibilidade maior.

O que é o vício em jogos de azar?

O CID, Classificação Internacional de Doenças, chama o vício em jogos de azar como Transtorno de Jogo Patológico, quando se refere a ocorrências repetitivas e que acontecem com frequência, que trazem prejuízos a saúde mental e física da pessoa, interferindo, assim em sua vida como um todo.

Não diz respeito a um simples episódio de jogo de aposta, e sim em um hábito rotineiro de jogos compulsivos, onde a perspectiva de uma vida sem eles é inexistente.

Por isso, esse é um tipo de vício que se parece muito com a dependência química, onde existe uma necessidade crescente de fazer uso da droga, sentir-se melhor com seu uso, de modo extremamente prazeroso.

O que são os jogos de azar?

São uma prática, que pode ser legal ou ilegal, em que seus participantes apostam dinheiro e se relacionam a sorte.

Onde normalmente, os jogos são com máquinas de caça níquel, ou cartas, mas que nada impede de que sejam jogos simples, como o bingo, esportivos, cavalos, carros e por aí a fora.

Inicia-se de maneira totalmente casual, mas que se torna tão compulsivo, sem que as pessoas dependentes tomem consciência disso.

Quais as consequências que o vício nos jogos de azar podem causar?

Na verdade, o que torna uma pessoa com vício em jogos de azar, são os fatores de risco que a envolvem e não uma causa única.

É muito comum que as pessoas que desenvolvem o vício, tenham perdas significativas na vida, entre elas perdas da sua saúde mental e física, familiares e financeiras, incluindo emprego, pela dificuldade de cumprir com seus compromissos.

Por isso, é muito importante que o diagnóstico e tratamento sejam feitos o quanto antes, para evitar que os prejuízos sejam maiores e mais difíceis de se recuperar.

Descubra como acontece os vício em Jogos e como tratar o problema

Como uma pessoa se torna viciada em jogos de azar?

Os jogos estão tão intrínsecos na rotina de diversão de algumas pessoas, que os fatores diversos, acabam não sendo levados em conta e quando se vê, de um simples jogo, todo processo pode ter dado início.

Diversão, lazer, entretenimento, coisas tão boas que ao passar do tempo, afeta o comportamento, torna-se um hábito nocivo, até que uma bola de neve tenha se iniciado sem sequer que todas as pessoas envolvidas tenham se dado conta.

Os motivos podem ser desde os que citamos acima, por questão de status perante o seu grupo social, até necessidades de levantar um dinheiro para pagamento de uma dívida

Quais são os tratamentos para vício em jogos?

Tudo depende do nível do comprometimento do do vício da pessoa, bem como das características da personalidade dela.

E a psicoterapia cognitivo comportamental, é uma das metodologias mais usadas nestes casos.

Grupos de apoio também são importantes, onde os problemas compartilhados e suas dificuldades são parecidas, dando o suporte necessário para que a superação aconteça.

Dependendo do caso, os médicos podem também prescrever medicamentos para auxiliar na diminuição dos sintomas compulsivos e nos sintomas da abstinência, que podem gerar desconforto.

E para evitar que a pessoa dependente tenha a facilidade de sair da rotina do tratamento, a internação em clínica de reabilitação é interessante, pois lá ela terá todo o suporte que precisa, com o auxílio de uma equipe multidisciplinar disponibilizada para avaliá-la corretamente e acompanhar mais de perto a evolução do tratamento.

O que torna, em consequência, o tratamento mais eficaz e seguro para o paciente e seus familiares, que devem manter-se próximos para benefício do próprio tratamento e ajuda para aprender a lidar com a situação fora da clínica de reabilitação.

Se esse for o seu caso ou de alguém conhecido, com vício em jogos de azar, procure ajuda médica nas clínicas de recuperação Grupo Casoto e trate da forma mais adequada, pois é um transtorno que precisa de atenção.

Abrir Chat
Podemos te ajudar?