Como lidar com as consequências do uso de drogas?

Como lidar com as consequências do uso de drogas?

Como lidar com as consequências do uso de drogas? Segundo o Relatório Mundial de Drogas 2020, o uso de drogas em todo o mundo vem aumentando em termos dos números gerais e da proporção da população mundial que usa substâncias.

Em 2009, os 210 milhões de usuários estimados representavam 4,8 por cento da população global entre 15 e 64 anos, em comparação com os 269 milhões de usuários estimados em 2018, ou 5,3% da população.

Adolescentes e os jovens adultos representam a maior parte dos que usam drogas. Enquanto o uso nessa faixa etária cresceu, no período de 2000 a 2018, 16% nos países em desenvolvimento, nos países desenvolvidos diminuiu 10%.

Como lidar com as consequências do uso de drogas?

É um grave problema que assola nossa sociedade e devasta famílias. É importante conhecer o transtorno e estar atento aos sintomas para buscar ajuda o quanto antes. E é isso o que iremos te apresentar neste artigo: informações suficientes para conhecer o problema e procurar ajuda, se for este o seu caso ou o caso de alguém que você conheça.

O que são transtornos por uso de substâncias?

O uso de algumas substâncias causa sensações de prazer, o que faz com que a pessoa queira continuar a usar a substância. As substâncias podem ser drogas ilegais ou permitidas por lei, como álcool e tabaco, entorpecentes ou medicamentos que exigem receita médica. Algumas pessoas conseguem adquirir, de maneira ilegal, medicamentos que exigem receita médica, como opioides.

Um transtorno por uso de substâncias ocorre quando a pessoa continua a utilizar uma substância mesmo que ela lhe esteja causando problemas em casa, no trabalho, em seus relacionamentos e com a lei.

Em 1964, a Organização Mundial de Saúde (OMS) reconheceu que o uso abusivo de substâncias lícitas e ilícitas se caracteriza como uma dependência e não como um vício ou habituação. Isso porque a pessoa dependente não consegue controlar o desenvolvimento da sua escolha, que causa modificações clínicas em seu funcionamento cerebral.

A doença, portanto, nada tem a ver com falta de caráter, ausência de força de vontade ou mau comportamento.

O que é toxicodependência?

A toxicodependência, o vício em drogas, o abuso de drogas e termos semelhantes passaram a ter uma conotação muito crítica. Além disso, os termos não são muito específicos. É por isso que os médicos preferem utilizar o termo “transtorno por uso de substâncias” para diagnosticar pessoas que não conseguem parar de usar substâncias que as prejudicam.

O que causa um transtorno por uso de substâncias?

Nem toda pessoa que usa uma substância tem um transtorno por uso de substâncias e, embora quase toda pessoa possa vir a ter esse tipo de transtorno, o risco é maior se:

  • A substância é muito prazerosa e pode ser obtida facilmente
  • O usuário não acredita que a substância é prejudicial
  • A pessoa muitas vezes se sente triste, sozinha ou ansiosa
  • O indivíduo apresenta determinados transtornos psiquiátricos, como alguns tipos de transtornos de personalidade ou depressão maior
  • As pessoas da família ou amigos usam substâncias (isto se aplica principalmente no caso de adolescentes)

O risco também é maior se a pessoa tomar medicamentos analgésicos opioides que exigem receita para tratar uma lesão dolorosa ou dor crônica. Apesar de serem uma maneira legítima de controlar a dor, os opioides são extremamente viciantes.

Quais as consequências desse transtorno?

A doença causa diversos prejuízos à vida da pessoa em todas as esferas, uma vez que para um dependente químico, usar a droga é o seu principal objetivo, ficando em segundo plano todo o resto como família, estudos, trabalho e saúde.

A pessoa tem dificuldade em se firmar no emprego, concluir um curso, conviver em família ou até mesmo fazer planos para o futuro. Seus relacionamentos são conflituosos e há maior incidência de comportamento violento e envolvimento em situações de risco como dirigir intoxicado e fazer sexo sem proteção.

Além disso, estão expostos a deterioração da saúde física e psíquica, promovidos pelas drogas. Os derivados de cocaína causam déficit cognitivo e lesão pulmonar, o álcool pode levar à cirrose e demência, o tabaco causa câncer, entre outras doenças.

Qual a melhor forma de prevenção? 

Sem dúvida, a melhor forma de prevenção é não experimentar, já que algumas drogas causam dependência muito rapidamente, como a cocaína e seus derivados, anfetaminas, tabaco e opióides.

A dependência química tem cura?

Não existe cura para a dependência química, ou seja, há o controle da doença com tratamento. As alterações cerebrais causadas pela droga são, em grande parte, irreversíveis.

O cérebro guarda uma espécie de “memória” da droga por toda a vida, por isso, mesmo dependentes químicos em tratamento, que já estão livres de qualquer droga há várias décadas, irão voltar ao mesmo padrão de consumo excessivo da substância caso voltem a experimentá-la.

De que maneira o médico trata os transtornos por uso de substâncias?

O tratamento é multidisciplinar, envolvendo médico psiquiatra, psicólogo e outros profissionais, dependendo de cada caso. O uso de medicação é de grande utilidade pois ajuda a conter a vontade de usar e a diminuir os sintomas de abstinência. Como lidar com as consequências do uso de drogas?

A internação, tanto voluntária quanto compulsória, é um instrumento útil em casos selecionados, assim como os grupos de mútua ajuda para os dependentes.

Os programas de tratamento envolvem muitos componentes diferentes e, geralmente, são baseados no tipo de substância abusada. Os programas incluem:

  • Desintoxicação, se necessário
  • Medicamentos para retirada, que diminuem os desejos e restauram a função normal do cérebro
  • Terapia comportamental
  • Acompanhamento médico de longo prazo e apoio
  • Aconselhamento tanto para você quanto para qualquer família afetada

O apoio familiar é fundamental no processo de tratamento e a família precisa se envolver e incentivar o doente na busca pela abstinência, entendendo que esse caminho é tortuoso, e que as recaídas são comuns nesse processo.

Ao mesmo tempo, junto a esse apoio, precisa haver uma postura firme dos familiares para não permitir que o paciente os manipule. É um equilíbrio difícil de ser atingido e um desafio, principalmente para os pais ou cônjuge. Grupos de mútua ajuda próprios para a família, ajudam bastante.

Nós podemos te ajudar

O Grupo Casoto é especializado em Reabilitação e está empenhada em transformar a vida de seus pacientes e familiares. Oferecemos uma abordagem focada no tratamento intensivo, com programas especializados que se concentram em avaliação e acompanhamento médico psiquiátrico, psicoterapêutico, de enfermagem, com programas de 12 passos e grupos de apoio para pacientes e familiares.

Abrir Chat
Podemos te ajudar?