Cigarro pode servir de porta de entrada para outras drogas?

Cigarro pode servir de porta de entrada para outras drogas?

Cigarro pode servir de porta de entrada para outras drogas?

Cigarro pode servir de porta de entrada para outras drogas? Grandes estudos revelam que a grande maioria das pessoas que já fizeram uso de cocaína, eram fumantes, ou seja, a nicotina pode servir como porta de entrada para outras drogas.

Quando se fala em porta de entrada, pode se referir a drogas que reduzem o limiar para adicionar outros agentes que viciam.

Segundo especialistas, quando se faz uso de drogas psicoativas como álcool e tabaco, é comum que, logo em sequência, essas drogas possam servir como precedentes de outras drogas ilícitas como a maconha.

O que acontece é que o uso repetitivo de uma mesma droga psicoativa, pode refletir em algumas características comportamentais, aumentando o risco da adição de outras drogas.

Embora isso seja diferente para cada pessoa, os fatores que envolvem a adicção de outras drogas estão todos relacionados com seu uso contínuo.

Estudos revelam que a entrada de outras drogas está relacionada a sensação de prazer que são obtidas pelo uso, trazendo memórias persistentes com isso, levando a sérias recaídas.

O USO DO CIGARRO NA ATUALIDADE

De alguns anos para cá, os especialistas afirmam que o consumo de cigarro é bem diferente do que se observa nos filmes. As atitudes do governo em relação a esse uso foram tardias, mas, mesmo que hoje seja uma droga legalizada e sua compra seja comum, algumas ações foram feitas para alertar a população a respeito dos riscos e perigos que o uso dessa substância pode trazer à saúde.

Alguns exemplos dessas ações são a proibição do uso em lugares fechados e a retratação impressa nas embalagens dos cigarros de imagens de consequências que o cigarro traz.

Recentemente, pesquisas apontaram efeitos nocivos do uso do tabaco vinculadas ao uso da nicotina com outros tipos de drogas.

Para saber mais sobre esse assunto, continue lendo esse artigo.

O QUE AS PESQUISAS CIENTÍFICAS APONTAM?

Durante alguns estudos de casos, os especialistas puderam perceber que as substâncias presentes na nicotina atuam no cérebro criando condições para que o uso de próximas drogas seja mais prazeroso.

Ou seja: os efeitos de prazer são aumentados, onde o usuário começa com drogas lícitas e parte para as drogas ilícitas. O uso começa pelo álcool e o tabaco, e parte para a maconha, cocaína e crack, por exemplo.

É POSSÍVEL ABANDONAR O USO DO CIGARRO?

Cigarro pode servir de porta de entrada para outras drogas? É comum que a tentativa de parar de fumar seja frustrada. Mas, o importante é não desistir do objetivo de deixar esse vício. O cigarro também desenvolve dependência e parar de fumar é um processo que não acontece da noite para o dia.

Exatamente por isso, os médicos recomendam que o processo ocorra de forma gradual, e não de repente. O organismo precisa se acostumar aos poucos com os novos hábitos. Por isso, uma dica é: diminua o consumo todos os dias um pouco, até que você consiga parar.

Outra dica importante é incluir a prática de exercícios físicos ou atividades que tragam prazer na sua rotina. Converse com pessoas que passaram ou estão passando por essa mesma situação a fim de receber apoio e para que o foco mude e não seja somente a vontade de fumar.

Se durante o processo houver recaída, não se preocupe. Isso é totalmente normal. Não desanime e busque ajuda de profissionais capacitados que vão conseguir ajudar você da forma correta, pois saberão lidar com os problemas relacionados à abstinência e o processo de desintoxicação do corpo.

Você também pode contar com clínicas de reabilitação e recuperação do Grupo Casoto.

Hoje em dia existem lugares que são especializados caso o seu desejo seja parar de fumar e se livrar desse vício, fazendo com que você evite criar o hábito de consumir outros tipos de drogas também.

Um dos grandes fatores que levam os usuários a terem recaídas são os ambientes em que vivem. Quando você tenta parar de fumar mas continua frequentando o ambiente em que você consumia a droga, será mais difícil parar.

É extremamente importante procurar ajuda quando se passa por esse processo. Como foi visto, o cigarro pode sim ser a porta de entrada para outras drogas, drogas essas que podem ser mais prejudiciais ao seu organismo do que você imagina.

Tenha em mente que buscar ajuda é necessário. Estude sobre o assunto e busque o apoio de pessoas que queiram te auxiliar.

Abrir Chat
Podemos te ajudar?